A educação ambiental como aliada na construção da ética do cuidado e da responsabilidade ecológica desde a primeira infância
Palavras-chave:
educação infantil, agroecologia, prática pedagógicaResumo
As emergências enfrentadas pela sociedade na pandemia têm consequências que afetam o planeta e reforçam a necessidade de maior efetividade da Educação Ambiental (EA). Este artigo objetiva reconhecer a importância da EA para a construção da ética do cuidado e da responsabilidade ecológica desde a primeira infância, partindo da seguinte questão norteadora: como os documentos normativos relacionados à EA a reconhecem enquanto aliada na construção da ética do cuidado e da responsabilidade ecológica na primeira infância? Para isso, utilizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, sendo realizada a análise de documentos legais relacionados à Educação Infantil e à EA. Partindo de leituras e reflexões, preliminarmente, é possível afirmar que há uma carência na formação de professores/as da Educação Infantil relacionada às questões ambientais, e que é evidente a ausência de estudos mais específicos sobre a agroecologia e a Educação Infantil nas práticas pedagógicas.
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