A maleta da Maria Traça: muitas sementes no trabalho para/com a Educação Infantil
Palavras-chave:
educação infantil, agroecologia, cotidianoResumo
O presente trabalho é um relato de experiência sobre como a personagem Maria Traça chega ao espaço da Creche Fiocruz e propõe um diálogo com crianças e professores a partir de suas maletas agroecológicas: maleta de insetos, sementes e maleta mundo. A presença das maletas protagonizou o envolvimento de famílias, trabalhadores e crianças num cotidiano sustentável, que olha e respeita o outro e sua subjetividade. Nesse caminho de respeito, nos deparamos com práticas há muito estabelecidas na Creche: respeito à diversidade, meio ambiente, alimentação, saúde, zelo pelo planeta e cuidado com o outro. Acreditamos e compreendemos que a agroecologia e suas bandeiras dialogam com nosso cotidiano de ações significativas, reflexivas e sensíveis, sendo o imaginário um componente imprescindível na Educação Infantil. O trabalho evidenciou que um personagem inserido em ações e propostas da creche amplia e se conecta a muitas linguagens no ambiente da Educação Infantil, promovendo vivências, trocas e experiências que desembocam nas atividades na creche, nas casas, nos materiais e na temática da agroecologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.