O rio Piracicaba aos 11 anos: aprendendo hidrologia e agroecologia através da observação e dos sentidos

Autores

  • Fernanda Peruchi Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo - SEMIL
  • Harum Peruchi de Almeida Escola Waldorf Novalis

Palavras-chave:

balanço hídrico, manejo de bacias hidrográficas, conservação de solos, ciência cidadã

Resumo

Trata-se de uma experiência entre mãe e filho. Ao longo do processo de escrita de um projeto de pesquisa para monitoramento hidrológico de sistemas mais sustentáveis, o diálogo foi realizado entre os autores acerca do papel da agroecologia e de um manejo adequado da bacia hidrográfica com relação ao Rio. Entretanto, percebeu-se que, além do diálogo entre mãe e filho, faltava algo para o entendimento da relação agroecologia e conservação dos recursos hídricos. Assim, iniciou-se a experiência de monitoramento do Rio Piracicaba, através da observação e dos sentidos desde fevereiro de 2023. O registro do Rio é feito através de fotos e vídeos, coletados em dois pontos localizados no Parque do Mirante, em Piracicaba/SP. A experiência, até o momento, vem sendo realizada entre mãe e filho, em caráter experimental. Entretanto, devido aos resultados observados, acredita-se que tal vivência possa ser recomendada para demais famílias e educadores, sendo a motivação para submissão deste trabalho.

Downloads

Publicado

2024-11-27