A educação não-formal no ensino da agroecologia para as infâncias: a arte-educação como ferramenta educacional do projeto Curupira do CTA-ZM

Autores

  • Flávia Santos CTA-ZM
  • Rômulo Ferreira UFOP
  • Rute Santos CTA-ZM
  • Simone Maulaz CTA-ZM

Palavras-chave:

escolas, mineração, racismo, território, minas gerais

Resumo

Este trabalho discute aspectos da educação não-formal e como a mesma pode contribuir de forma complementar e efetiva com a educação formal através do ensino de temas abordados pela agroecologia em escolas da Zona da Mata mineira. Objetiva-se discutir e analisar o trabalho de arte-educação socioambiental realizado pelo Projeto Curupira do CTA-ZM em 17 escolas de 3 municípios ao longo dos anos 2022 e 2023. Foi realizada análise de conteúdo do material produzido por crianças de 5 a 12 anos de idade. Concluiu-se que, através da apresentação do conteúdo de forma lúdica, pedagógica e artística, as crianças expressaram em desenhos uma relação de respeito e simpatia com uma imagem de natureza preservada. Seus relatos escritos remetem de forma mais direta e específica aos temas da agroecologia, revelando problemáticas e descontentamentos com seus territórios que não são demonstrados em seus desenhos. 

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Publicado

2024-11-27