Infâncias pouco abordadas nos debates agroecológicos: uma questão de gênero, raça e etnia

Autores

  • S. Souza Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata
  • M. R. G. Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • L. G. Brandão
  • I. J. J. Braz

Palavras-chave:

agroecologia, arte-educação, infâncias, identidade, raça, gênero, LGBTQIAP+

Resumo

O trabalho aqui apresentado busca por meio de relato de experiência técnica, apresentar vivências LGBTQIAP+ e racializadas no contexto do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tanto por parte dos alunos quanto da equipe, a partir das atividades de arte-educação promovidas pelo Projeto Curupira, da organização não governamental “Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM)”. Os relatos promovem uma reflexão sobre a presença desses corpos, a postura pedagógica dos docentes, a maneira como a promoção da agroecologia se envolve neste tema e os desafios enfrentados enquanto equipe majoritariamente LGBTQIAP+ e negra, partindo de uma discussão sobre identidades.

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Publicado

2024-11-26