As cadernetas agroecológicas motivando o aprendizado transgressor no Sertão de São Francisco, Bahia
Palavras-chave:
gênero, feminismos, agroecologia, sertão, aprendizagem transgressor, aprendizado coletivo, solidariedadeResumo
A experiência relatada de uma pesquisadora em parceria com a organização SASOP que foi realizada em três municípios do Sertão de São Francisco, Bahia trabalhando com a metodologia das Cadernetas Agroecológicas junto à mulheres agricultoras. Durante 5 meses acompanhamos o processo de anotação das cadernetas pelas mulheres, bem como de reuniões, encontros e eventos. Destacamos o aprendizado coletivo, as histórias de mudanças e os sinais de transformação na vida dessas mulheres. As cadernetas, como metodologia feminista, geram aprendizados coletivos e reflexões críticas sobre o valor do trabalho das mulheres, a divisão sexual do trabalho e as relações de poder. As histórias relatadas refletem a capacidade de transgredir normas e estruturas opressivas, com isso aumentando a autoconfiança, revalorizaram o trabalho das mulheres, conscientização sobre a importância de seu trabalho para suas famílias, a geração de renda, a garantia da segurança alimentar e nutricional e a resiliência climática rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.