As cadernetas agroecológicas motivando o aprendizado transgressor no Sertão de São Francisco, Bahia

Autores

  • Esther Milberg Muñiz Universidade de Wageningen
  • Marcia Maria Pereira Muniz SASOP
  • Laeticia Jalil Universidade Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

gênero, feminismos, agroecologia, sertão, aprendizagem transgressor, aprendizado coletivo, solidariedade

Resumo

A experiência relatada de uma pesquisadora em parceria com a organização SASOP que foi realizada em três municípios do Sertão de São Francisco, Bahia trabalhando com a metodologia das Cadernetas Agroecológicas junto à mulheres agricultoras. Durante 5 meses acompanhamos o processo de anotação das cadernetas pelas mulheres, bem como de reuniões, encontros e eventos. Destacamos o aprendizado coletivo, as histórias de mudanças e os sinais de transformação na vida dessas mulheres. As cadernetas, como metodologia feminista, geram aprendizados coletivos e reflexões críticas sobre o valor do trabalho das mulheres, a divisão sexual do trabalho e as relações de poder. As histórias relatadas refletem a capacidade de transgredir normas e estruturas opressivas, com isso aumentando a autoconfiança, revalorizaram o trabalho das mulheres, conscientização sobre a importância de seu trabalho para suas famílias, a geração de renda, a garantia da segurança alimentar e nutricional e a resiliência climática rural. 

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Gênero, Feminismos e Diversidades na Construção Agroecológica