Educação e trabalho no campo: perspectivas das mulheres da comunidade de Tamatateua-PA

Autores

  • Elciene Damasceno Instituto Federal do Pará
  • Tuany Moura Instituto Federal do Pará
  • Joaquim Pinheiro Instituto Federal do Pará
  • Ilson Ambrosio Instituto Federal do Pará
  • Jamison Santos Instituto Federal do Pará

Palavras-chave:

gênero, trabalho, educação no campo

Resumo

A desigualdade de gênero no campo é uma realidade que se estende a vários aspectos da vida social. Neste trabalho aprofundaremos a relação entre mercado de trabalho e acesso à educação para as mulheres de Tamatateua, zona rural da cidade de Bragança-PA. O objetivo da pesquisa consistiu em realizar um levantamento dos principais fatores que influenciam ou interferem no prosseguimento dos anos de estudos para as mulheres da região, bem como objetiva compreender de que maneira essa realidade alimenta a perspectiva de vida das entrevistadas. Metodologicamente, como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com 41 perguntas envolvendo aspectos educacionais, trabalhistas e econômicos em 22 entrevistadas que concluíram o ensino fundamental na única escola da comunidade nos anos de 2018 a 2020. Como resultados identificamos que o trabalho reprodutivo, a falta de dinheiro para o transporte, a ausência na oferta de ensino superior na comunidade, a não identificação e reconhecimento nas atividades “tradicionais” da comunidade contribuem para a construção de uma falta de perspectiva na vida profissional das entrevistadas.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Gênero, Feminismos e Diversidades na Construção Agroecológica