Gênero, clima e educação: relato a partir da marcha pela vida das mulheres e pela agroecologia na Paraíba
Palavras-chave:
transição energética, estudos culturais em educação ambiental, movimento de mulheres rurais, crise climáticaResumo
O texto objetiva apresentar um relato reflexivo sobre experiências vivenciadas durante a 14ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada no município de Montadas, no estado da Paraíba, em março de 2023. Inicialmente, apresenta uma breve contextualização deste movimento e a metodologia do relato reflexivo, articulando registros de eventos e experiências, informações de materiais distribuídos durante a Marcha, Cartas Políticas do movimento, matérias do site da AS-PTA e referenciais dos Estudos Culturais em Educação Ambiental (ECEA). A análise dessa bricolagem, a partir das lentes dos ECEA, possibilita compreender a Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia como uma prática discursiva/social implicada com a problematização, negociação e (re)criação de significados a partir das vozes e do contexto das mulheres rurais no atual cenário de transição energética. Destaca ainda que a Marcha vem promovendo o diálogo e o acesso à informação sobre modelos industriais de geração de energia eólica e solar, bem como apontando temáticas pertinentes à Educação Ambiental frente à atual crise climática.
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