A construção social dos mercados acessados pela Ecoterra no Sul do Brasil
Palabras clave:
agricultura familiar, agroecologia, circuitos de comercialização, autonomiaResumen
Este resumo expandido procura analisar a Associação Regional de Cooperação e Agroecologia (ECOTERRA) localizada na região Alto Uruguai/RS, buscando apresentar a conformação dos espaços de comercialização usados para a oferta de alimentos agroecológicos. O presente trabalho utilizou uma abordagem exploratória e descritiva para coletar informações através da observação participante junto as atividades promovidas pela Ecoterra entre 2020 e 2023, e por meio de fontes secundárias consultadas em registros bibliográficos e documentais. Os resultados apontaram que as feiras foram os primeiros espaços de comercialização construídos socialmente para a oferta dos alimentos agroecológicos. Como o aumento da produção de alimentos e a prospecção da demanda em novos centros consumidores motivaram a Ecoterra em conjunto com a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA) criaram o Circuito Sul de circulação e comercialização de produtos agroecológicos da Rede Ecovida de agroecologia. A conformação mercadológica desses mercados tem assegurando autonomia produtiva e comercial aos agricultores agroecologistas da região Alto Uruguai/RS. The market conformation these markets has ensured the productive and commercial autonomy of agroecological farmers in the Alto Uruguay/RS region.
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