A construção social dos mercados acessados pela Ecoterra no Sul do Brasil

Autores/as

  • Zenicléia Angelita Deggerone Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Felipe Toniolo Federação do Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul
  • Albenir Concolatto Centro de Tecnologias Alternativas Populares

Palabras clave:

agricultura familiar, agroecologia, circuitos de comercialização, autonomia

Resumen

Este resumo expandido procura analisar a Associação Regional de Cooperação e Agroecologia (ECOTERRA) localizada na região Alto Uruguai/RS, buscando apresentar a conformação dos espaços de comercialização usados para a oferta de alimentos agroecológicos. O presente trabalho utilizou uma abordagem exploratória e descritiva para coletar informações através da observação participante junto as atividades promovidas pela Ecoterra entre 2020 e 2023, e por meio de fontes secundárias consultadas em registros bibliográficos e documentais. Os resultados apontaram que as feiras foram os primeiros espaços de comercialização construídos socialmente para a oferta dos alimentos agroecológicos. Como o aumento da produção de alimentos e a prospecção da demanda em novos centros consumidores motivaram a Ecoterra em conjunto com a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA) criaram o Circuito Sul de circulação e comercialização de produtos agroecológicos da Rede Ecovida de agroecologia. A conformação mercadológica desses mercados tem assegurando autonomia produtiva e comercial aos agricultores agroecologistas da região Alto Uruguai/RS. The market conformation these markets has ensured the productive and commercial autonomy of agroecological farmers in the Alto Uruguay/RS region.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária