Análises dos processos educativos do sistema participativo de garantia – SPG-FLORIÔ, na Zona da Mata de Minas Gerais
Palavras-chave:
educação, certificação orgânica participativa, agroecologiaResumo
O objetivo desse resumo é apresentar os resultados parciais da pesquisa “Condicionantes Educacionais na implantação de Sistemas Participativos de Garantia da Conformidade – SPG-FLORIÔ” e uma sistematização dos dados preliminares de forma a contribuir com a reflexão teórica sobre as questões educacionais envolvidas no processo de formação voltadas para certificação participativa. Como procedimento de pesquisa e coleta de dados foi realizada uma revisão sobre sistemas participativos de garantia; entrevistas semiestruturadas e participação na elaboração dos documentos de controle da qualidade, reuniões e atividades de formação. Há um acúmulo técnico entre os membros do SPG, bem como um conjunto de programas, projetos e organizações de assessoria que constituem uma rede sociotécnica e de mobilização de recursos e de ATER. Nesse sentido, a criação do banco de dados e criação de mediações que permitam a circulação de conhecimento dentro do SPG é uma demanda emergente apontado pela pesquisa.
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