Análises dos processos educativos do sistema participativo de garantia – SPG-FLORIÔ, na Zona da Mata de Minas Gerais

Autores

  • Marcio Gomes da Silva Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa- UFV
  • Eugênio Martins de Sá Resende Membro do Sistema Participativo de Garantia – SPG-Floriô
  • Bianca Aparecida Lima Costa Professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa – UFV

Palavras-chave:

educação, certificação orgânica participativa, agroecologia

Resumo

O objetivo desse resumo é apresentar os resultados parciais da pesquisa “Condicionantes Educacionais na implantação de Sistemas Participativos de Garantia da Conformidade – SPG-FLORIÔ” e uma sistematização dos dados preliminares de forma a contribuir com a reflexão teórica sobre as questões educacionais envolvidas no processo de formação voltadas para certificação participativa. Como procedimento de pesquisa e coleta de dados foi realizada uma revisão sobre sistemas participativos de garantia; entrevistas semiestruturadas e participação na elaboração dos documentos de controle da qualidade, reuniões e atividades de formação. Há um acúmulo técnico entre os membros do SPG, bem como um conjunto de programas, projetos e organizações de assessoria que constituem uma rede sociotécnica e de mobilização de recursos e de ATER. Nesse sentido, a criação do banco de dados e criação de mediações que permitam a circulação de conhecimento dentro do SPG é uma demanda emergente apontado pela pesquisa.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária