A economia do dom no contexto da digitalização dos circuitos curtos de comercialização agroecológica: o caso da Feira Virtual Bem da Terra
Palabras clave:
digitalização, sistemas agroalimentares sustentáveis, agroecologia; reciprocidadeResumen
O processo contemporâneo de digitalização tem alterado expressivamente as diversas dinâmicas sociais. Nesse contexto, buscou-se compreender as transações que ocorrem por meio de trocas de favores e outras formas de generosidade, entre os agricultores e consumidores, reconfiguradas pela digitalização no contexto da Feira Virtual Bem da Terra (Pelotas-RS). A iniciativa constitui uma rede da economia solidária e articula a comercialização de alimentos oriundos dos sistemas agroalimentares de base e em transição agroecológica. Tem-se como procedimento metodológico a conciliação entre o método netnográfico e etnográfico. Constatou-se que 25,2% dos conteúdos publicados no Instagram reforçam a dimensionalidade do sistema de acreditação, contribuindo para as relações de troca e credibilidade entre os atores sociais. Conclui-se que a digitalização da Feira propõe a formação de uma estrutura capaz de promover o prestígio dos alimentos de base solidária e agroecológica, reestabelecidas entre as interações sociais virtuais e presenciais.
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