Feiras agroecológicas online como estratégia na manutenção da renda no campo e alimentação saudável na cidade em tempos de pandemia
Palavras-chave:
agricultura familiar, assentamento, canais curtos de comercialização, transição agroecológica, covid-19Resumo
O objetivo deste trabalho foi apreender sobre o processo de funcionamento online da feira agroecológica do Assentamento 20 de Março e analisar a percepção dos consumidores-apoiadores (CA) acerca dessa experiência, realizada via Projeto de Extensão (PE) durante a Covid-19. Assim, o PE se manteve ativo ao digitalizar o sistema de compras da feira de forma online utilizando a plataforma CognitoForms, gerando renda para o assentado no campo e acesso aos alimentos agroecológicos aos moradores da cidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de método misto-qualitativo, com aplicação de questionário online, totalizando 40 respondentes. Conclui-se que, em 2020, foram cadastrados 117 CA, sendo a maioria mulheres, na faixa etária de 43 anos. As respostas apontam que os CA consideraram estratégica a iniciativa do PE de feira online na Covid-19, relatando mudanças em seus hábitos alimentares ao optar por alimentos agroecológicos de qualidade, com preços acessíveis, de acesso e entrega facilitados.
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