Do campo à cidade: estratégias de comercialização de produtos agroecológicos no contexto da pandemia de covid-19
Palabras clave:
agricultura familiar, economia solidária, entrega de cestasResumen
No contexto imposto pela covid-19, um dos setores fortemente impactados foi a agricultura familiar, com acentuada redução na comercialização em feiras e mercados institucionais, levando ao surgimento de alternativas no território, como a venda direta através de grupos em aplicativos de mensagens, ou através de plataformas específicas. Desta forma, projetos de extensão foram construídos através da parceria entre organizações de agricultores, REDE e IFSUDESTEMG. O objetivo destes projetos foi auxiliar estas organizações de agricultores, através do envolvimento de estudantes bolsistas, professores e técnicos parceiros, para apoiar a agricultura familiar e a comercialização solidária no contexto de pandemia, buscando a construção de redes de produção e consumo de alimentos agroecológicos e o redesenho de sistemas agroalimentares locais. A cooperativa COOPERSIM, em Simonésia, e a associação ACEAS, em Manhuaçu, tiveram sucesso com estas estratégias durante a pandemia; contudo, após o período de maior restrição, viram o engajamento dos consumidores declinar.
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