Motivação e engajamento de consumidores em iniciativas de circuitos curtos de comercialização de alimentos agroecológicos: um estudo de caso das células de consumidores responsáveis em Florianópolis (SC)

Autores/as

  • Mateus Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Salinas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Oscar Rover Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marjori Majolo Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

alimento orgânico, consumo responsável, agroecologia, circuitos curtos de comercialização

Resumen

O trabalho teve o intuito de analisar as motivações dos consumidores para ingressar no projeto Células de Consumidores Responsáveis, do município de Florianópolis (SC), que promove a venda direta de alimentos orgânicos/agroecológicos. Foram analisadas 978 respostas, inseridas em 6 principais perguntas feitas na ficha de inscrição ao longo dos anos de 2018 e 2023. A observação das respostas permitiu compreender que os consumidores possuem diversos motivos para ingressarem nas células, embora aparentemente o preço acessível seja o grande motivador e que razões diversas como “origem conhecida”, “ser um consumidor consciente e responsável” e “me aproximar do grupo de agricultores” podem sinalizar uma mudança na conscientização e responsabilização dos consumidores de alimentos orgânicos na região.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária