Instalação Artístico Pedagógica sob a perspectiva dos Projetos TS: estratégias concretas de extensão, de sensibilização e debate sobre ações de desenvolvimento sustentável

Autores

  • Alan Marx Francisco
  • Lunamar Cristina Morgan
  • Paulo Rogério Lopes
  • Keila Cássia Santos Araújo Lopes
  • Vinícius Britto Justus
  • Renata Soares Kellermann
  • Gabriela Almeida Mota
  • Gabriella Marilia Antunes
  • Eduardo Kobylansky Jantalia
  • Fátima Abgail Oliveira de Freitas

Palavras-chave:

agroecologia, educação e agroecologia, extensão universitária, sustentabilidade, metodologias participativas

Resumo

Os Projetos de Extensão Tecnologias Sociais e Tecendo Saberes projetam suas ações para pensar estratégias de desenvolvimento sustentável ligadas à Agroecologia. Com o objetivo de contribuir com as experiências de extensão, sensibilização e debate sobre a Agroecologia, participantes dos projetos realizaram uma intervenção na 19ª Jornada de Agroecologia. Utilizou-se como metodologia a Instalação Artístico Pedagógica; e a Observação Participante; sendo que, a sistematização da experiência se deu com a utilização do Caderno de Campo e a foto documentação. Conclui-se que a perspectiva da atuação dos projetos caminha para evidenciar a Agroecologia associada à produção de alimentos saudáveis, ligados às perspectivas do Direito Humano à Alimentação Saudável mediante suas características que a aproximam da sustentabilidade a médio e longo prazo.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico