Comércio virtual de alimentos da agricultura familiar: experiência da compra coletiva da Rede Anunciação de Agroecologia em Ponta Grossa-Paraná

Autores

  • Fernanda de A. Paes Bolsista do Programa Paraná mais Orgânico – Núcleo Lama/UEPG
  • N.M. Souza Professora – Lama/UEPG
  • Aline L. Gomes Bolsista do Programa Paraná mais Orgânico – Núcleo Lama/UEPG
  • Gabriela M. Marques Bolsista Universidade Sem Fronteiras - Lama/UEPG
  • Isabela R. Mello Bolsista do Programa Paraná mais Orgânico – Núcleo Lama/UEPG
  • José B.O. Skowron Bolsista Universidade sem Fronteiras - Lama/UEPG

Palavras-chave:

agricultura familiar, agroecologia, circuitos curtos de comercialização, comércio virtual, compra coletiva

Resumo

 A agricultura familiar, embora ocupe um lugar de destaque na produção e fornecimento de alimentos, encontra desafios no escoamento de seus produtos. Dentre os principais entraves destaca-se a logística de deslocamento e preços baixos pagos por intermediários. As vendas diretas são tidas como importantes meios de comercialização e o uso de plataformas virtuais tem se apresentado como alternativa para tecer estratégias de expansão e consolidação desses canais. O presente relato objetiva compartilhar desafios e potencialidades da experiência da Compra Coletiva da Rede Anunciação de Agroecologia, através do comércio virtual. Criada no contexto de pandemia, no município de Ponta Grossa/PR, o propósito da compra é fortalecer redes locais e regionais de produção e consumo. As compras são feitas no site e a operacionalização envolve uma rede de sujeitos entre técnicos, professores, agricultores, associações, cooperativas e universidade, em integração com o Circuito Sul da Rede Ecovida.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária