Venda de produtos orgânicos e agroecológicos para mercados institucionais por associações e cooperativas da agricultura familiar no estado de São Paulo

Autores

  • Regina Aparecida Leite Camarrgo UNESP/FCAV
  • Rosemeire Aparecida Scopinho UFSCar
  • Ana Bárbara Araújo Leite UNESP/FCAV
  • Amanda Liz Pacífico M Perticarrari UNESP/FCAV
  • Donolly Carlos David Silva UNESP/FCAV

Palavras-chave:

mercados institucionais, programas de políticas públicas, associativismo, produção orgânica

Resumo

 Nos anos 2000, a criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Lei 11.947, que regulamentou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), buscava juntar a necessidade de alargar as fontes de escoamento dos produtos da agricultura familiar com a promoção da segurança alimentar entre produtores e consumidores. De gestão interministerial, ambos programas propunham também incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos e agroecológicos, com o pagamento de um adicional de 30% para esses produtos. O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada, em 2022 e 2023, com 40 cooperativas e associações com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica, espalhadas por 27 municípios do estado de São Paulo. Os resultados apontaram que perto da metade dessas organizações possuía agricultores com produção orgânica, mas apenas 45% deles recebia um percentual a mais com a venda de seus produtos para mercados institucionais.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária