Do consumidor ao agricultor: perspectivas do consumo responsável na consolidação do paradigma agroecológico

Autores/as

  • Carolline Bastos Corrêa Universidade Federal Fluminense
  • Letícia da Silva Amaral Universidade Federal Fluminense
  • João Marcos de Souza Azevedo Universidade Federal Fluminense
  • Maria do Socorro B. de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Vanuza da Silva Pereira Silva Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

agroecologia, redes sociais, instagram, circuitos curtos de comercialização

Resumen

Pensar nos rumos da sociedade é buscar formas de mitigar os impactos causados pelo modelo predatório de consumo praticado, sobretudo nos países do Norte Global. No que tange a alimentação, trilhar novos caminhos é retomar a prática ancestral, a comida de verdade e fortalecer, cada vez mais, a Agroecologia tanto na produção, quanto no consumo. E nesse sentido, busca-se compreender como os grupos de consumo organizados em redes sociais contribuem para a consolidação do paradigma agroecológico. Através da leitura do referencial teórico, da construção de banco de dados, categorização dos dados por experiências, elaboração de gráficos e mapa, foi possível observar que experiências agroecológicas estão cada vez mais divulgadas nas redes sociais, promovendo a participação da população em debates que, até então, restritos a alguns grupos da sociedade, fazendo plantar sementes agroecológicas em prol de uma sociedade melhor para todos.  

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária