Relação entre oferta e demanda em circuitos curtos de comercialização de alimentos: o caso da rede de restaurantes responsáveis de Florianópolis/SC

Autores

  • Christelle Baptiste Beaubouef Graduanda em Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Adevan da Silva Pugas Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Oscar José Rover Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGA) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

consumo sustentável, alimentos saudáveis, compra coletiva, compatibilidade

Resumo

Os restaurantes têm apresentado uma crescente demanda por produtos orgânicos para atender consumidores cada vez mais preocupados com suas práticas de consumo. No entanto, são escassos os estudos que avaliem a capacidade dos agricultores locais em atender à demanda deste segmento. Este trabalho analisa a compatibilidade da oferta e demanda por produtos orgânicos entre serviços de alimentação e grupos de agricultores na região da Grande Florianópolis/SC. Os dados foram coletados a partir de um questionário online respondido por serviços de alimentação, observação participante e análise de listas de alimentos orgânicos ofertados por grupos de agricultores locais. Os resultados revelaram um descompasso entre a oferta dos grupos de agricultores e a demanda dos serviços de alimentação, exigindo dos primeiros, alimentos mais afeitos à expectativa dos serviços e dos segundos, maior esforço de adaptação aos produtos disponíveis e às condições de sazonalidade dos processos produtivos.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária