Árvore-ser: reflexões e práticas agroecológicas
Palavras-chave:
abordagem biocultural, agroecologia política, educação-pesquisa-extensão, práxis, sistema agroflorestalResumo
Situada numa universidade pública do interior do Rio de Janeiro, germinou-se uma proposta coletiva de implementação de um recinto agroflorestal pelos estudantes do curso de graduação em Ciências Biológicas. Movidos pelas reflexões e práticas agroecológicas, foi se construindo um coletivo para o planejamento e execução das ações. Com o objetivo de reflorestar, aumentar a biodiversidade do local e estimular estudos sobre temas que envolvem a agroecologia na universidade, foram realizados mutirões de manejo de solo e plantio a partir de reflexões e encontros com diversos públicos. Assim, o que antes era terreno baldio aterrado, hoje é um laboratório e sala de aula viva, proporcionando diversos estudos e aprendizados nas ciências biológicas, filosóficas, políticas e sociais. Entre ninhos e capoeiras, as muvucas crescem e vigoram, assim também brotam os conhecimentos e as discussões críticas, evidenciando mais uma vez o poder da diversidade.
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