Contribuições do estágio supervisionado para a construção do conhecimento agroecológico no Centro Familiar de Formação em Alternância de Chapadinha (Nova Venécia-ES)

Autores

  • Celso Eulálio de Oliveira Júnior
  • Igor Simoni Homem de Carvalho

Palavras-chave:

agroecologia, pedagogia da alternância, educação profissional e tecnológica

Resumo

O estágio supervisionado é um componente curricular frequentemente adotado nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertado com intuito de favorecer a profissionalização dos estudantes, por meio da vivência no campo de atuação, estreitando os laços com o fazer relativo à área de formação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar como o estágio supervisionado contribui para a Construção do Conhecimento Agroecológico no Centro Familiar de Formação em Alternância (Ceffa) de Chapadinha, em Nova Venécia, estado do Espírito Santo. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, adotando a observação participante e a pesquisa bibliográfica e documental. Partindo dessa perspectiva, foi possível constatar que o estágio supervisionado no Ceffa de Chapadinha possibilita articular saberes tradicionais com conhecimentos científicos, ressignificando-os com base em princípios ecológicos, oportunizando a Construção do Conhecimento Agroecológico.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico