As contribuições do Plano de Estudo coletivo para a construção do conhecimento agroecológico no estado do Espírito Santo
Palavras-chave:
agroecologia, pedagogia da alternância, mediações pedagógicasResumo
A implantação de atividades agropecuárias baseadas na matriz tecnológica da Revolução Verde na região norte do estado do Espírito impactou as pessoas e o ambiente. Neste contexto, os Centro Familiares de Formação em Alternância (Ceffas), por possuírem relação dialética com a realidade, realizaram o Plano de Estudo Coletivo para contribuir no enfrentamento ao modelo hegemônico. Este trabalho objetivou caracterizar as contribuições dos Planos de Estudo Coletivo dos Ceffas para a Construção do Conhecimento Agroecológico no estado do Espírito Santo. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, combinando as metodologias pesquisa-ação e observação participante. A pesquisa possibilitou constatar que os Planos de Estudo Coletivo dos Ceffas contribuem para a construção do Conhecimento Agroecológico no território, uma vez que mobilizam diversos saberes e sujeitos, estimulando a reflexão-ação com base nos princípios da Agroecologia.
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