Agroecologia e cuidado: reflexões a partir da experiência do curso educação popular e plantas medicinais na atenção básica à saúde

Authors

  • Grasiele Nespoli Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz
  • Camila Furlanetti Borges Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz

Keywords:

decolonialidade, fitoterapia, território

Abstract

O curso Educação popular e plantas medicinais na atenção básica à saúde, coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio em parceria com Instituto de Tecnologia em Fármacos (Fiocruz) e Secretaria de Estado da Saúde (SES/RJ), possui 176 horas e formou 5 turmas desde 2020. Trabalhadores da atenção básica e lideranças comunitárias são formados para reconhecer, valorizar e integrar saberes populares e tradicionais de cultivo, preparo e uso de plantas no cuidado em saúde. Na perspectiva da pedagogia freiriana e da decolonialidade, o curso problematiza a realidade e estimula a investigação e sistematização coletivas. Os educandos apresentam planos de ação para o território e realizam uma mostra aberta à comunidade com distribuição de remédios caseiros preparados por eles. Com as plantas, debatemos a relação entre saúde e agroecologia, e enfocamos a determinação social da saúde sob diferentes aspectos, como cuidado com a terra e a água, a reforma agrária e a soberania alimentar.

Published

2024-11-26