Pedagogia da Alternância e Agroecologia: diálogos e convergências na construção de sujeitos críticos e emancipados

Autores

  • Josinelma de Fátima Amorim Costa
  • Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho

Palavras-chave:

construção do conhecimento, ceffav, educação do campo, curso médio da educação profissionalizante do centro familiar de formação em alternância de Vinhático/ES

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Agroecologia e Educação do Campo, o qual objetivou investigar os estudantes do Curso Médio da Educação Profissionalizante do Centro Familiar de Formação em Alternância de Vinhático/ES (CEFFAV). Teve como objetivo analisar a dinâmica da Pedagogia da Alternância, o diálogo e convergência com a Agroecologia na perspectiva da construção do conhecimento e a incidência de ações concretas nas comunidades de vivência dos estudantes. O estudo baseou-se na pesquisa qualitativa e quantitativa, com ênfase na primeira abordagem, por meio de observação participante, aplicação de questionário online (Google Forms) e análise de documentos, em particular do Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico