Árvore de Problemas como instrumento didático pedagógico para contextualização da ocorrência de inundações no município de Carangola, MG
Palavras-chave:
educação ambiental, rio carangola, sociedade e naturezaResumo
O trabalho buscou compreender o entendimento das novas gerações carangolenses referentes a ocorrência das inundações no município de Carangola, situado na Zona da Mata Mineira nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa faz parte do trabalho de conclusão de curso de estudantes de Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade de Carangola. O objetivo consistiu em analisar a compreensão de estudantes do 6° e 9° ano de escola estadual sobre as inundações. Os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas semi estruturadas e árvores de problemas para verificar e analisar as causas e problemas oriundos das inundações, bem como, quais as consequências desencadeadas, além de dialogar e diagnosticar sobre o conhecimento dos conceitos entre enxurrada, alagamentos, inundações e enchentes. Destaca-se que as metodologias participativas são essenciais no processo de construção do conhecimento e contextualização de realidades e importante na interface ensino, pesquisa e extensão.
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