Sinal verde para um futuro agroecológico: semeando letras e colhendo aprendizados sobre saúde e alimentação em uma turma de correção de fluxo do ensino fundamental II

Autores

  • Letícia F. Silva UFRJ
  • Léo V. S. Mendes UFRJ
  • Andressa Alcantra UFRJ
  • Cristiane de Paula Araújo SME
  • Hugo A. J Morais UERJ/CEDERJ
  • Juliana D. R. Cordeiro UFRJ

Palavras-chave:

culinária afetiva, habilidades culinárias, promoção da agroecologia, ensino-aprendizagem, promoção da alimentação saudável

Resumo

O presente trabalho consiste em analisar o processo de construção da parceria entre universidade, escola e o diálogo com a comunidade local com o intuito de enfrentar a defasagem escolar, tendo como base teórica-metodológica a Educação Alimentar e Nutricional, a Agroecologia e a Pesquisa Baseada em Design. O estudo está sendo realizado em uma escola municipal no Rio de Janeiro, em parceria com a professora de uma turma de correção de fluxo escolar, dos anos finais do Ensino Fundamental. Partindo da articulação entre a Promoção da Alimentação Saudável e da Agroecologia, foram realizados cinco encontros, utilizando diferentes metodologias dialógicas. Entre os principais resultados, destaca-se a criação de um talk show para entrevistar membros da comunidade local que dialogam com os temas das atividades. Observou-se também o maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares, e o apoio no que se refere à leitura e interpretação textual, um dos desafios da defasagem escolar. 

Downloads

Publicado

2024-11-26