Sinal verde para um futuro agroecológico: semeando letras e colhendo aprendizados sobre saúde e alimentação em uma turma de correção de fluxo do ensino fundamental II
Palavras-chave:
culinária afetiva, habilidades culinárias, promoção da agroecologia, ensino-aprendizagem, promoção da alimentação saudávelResumo
O presente trabalho consiste em analisar o processo de construção da parceria entre universidade, escola e o diálogo com a comunidade local com o intuito de enfrentar a defasagem escolar, tendo como base teórica-metodológica a Educação Alimentar e Nutricional, a Agroecologia e a Pesquisa Baseada em Design. O estudo está sendo realizado em uma escola municipal no Rio de Janeiro, em parceria com a professora de uma turma de correção de fluxo escolar, dos anos finais do Ensino Fundamental. Partindo da articulação entre a Promoção da Alimentação Saudável e da Agroecologia, foram realizados cinco encontros, utilizando diferentes metodologias dialógicas. Entre os principais resultados, destaca-se a criação de um talk show para entrevistar membros da comunidade local que dialogam com os temas das atividades. Observou-se também o maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares, e o apoio no que se refere à leitura e interpretação textual, um dos desafios da defasagem escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.