A construção do conhecimento em unidades experimentais participativas-UEP: um relato sobre a couve consorciada com chinchilho em uma UEP pomerana no município de São Lourenço do Sul, RS
Palavras-chave:
pesquisa-ação, fitoproteção botânica, manejo agroecológicoResumo
O trabalho trata da Unidade Experimental Participativa (UEP) como estratégia viável à construção de conhecimentos agroecológicos relacionados ao manejo de agroecossistemas. O manejo dos cultivos olerícolas utilizando a espécie Tagetes minuta (Asteraceae) nasce do resgate da utilização desta planta pelas famílias pomeranas e quilombolas do Território Zona Sul, RS, representando uma alternativa com valor sociocultural agregado. Assim, buscou-se avaliar a artropodofauna associada a couve em consórcio com T. minuta a partir da implantação da UEP junto a uma família pomerana do município de São Lourenço do Sul, RS. Enquanto ferramenta metodológica, a UEP mobilizou as/os participantes à ação-reflexão-ação que suscitou novos conhecimentos a partir de desafios e potencialidades vivenciadas na prática e a aproximação de diferentes saberes.
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