(Re)desenhos de agroecossistemas: diálogos e saberes agroecológicos a partir do território
Palavras-chave:
sistema participativo de garantia, sistema agroflorestal, agrofloresta, educação contextualizada, agroecologiaResumo
Os territórios Mata, Agreste e Sertão no estado de Alagoas-Brasil foram marcados pela devastação e supressão da cobertura vegetal dos biomas Mata Atlântica e Caatinga, em prol do modelo desenvolvimentista, progressista e tecnicista da revolução verde. O objetivo foi caracterizar processos de diálogos e construção do conhecimento agroecológico a partir do (re)desenho das paisagens agrícolas nos territórios. O processo metodológico deu-se a partir da pesquisa participativa em rodas de diálogos com a utilização de caixas de ferramentas – questionário semiestruturado, mapa falado e caminhada transversal com foco nas análises das paisagens dos agroecossistemas. As unidades de referências pedagógicas (URPs) em sistema agroflorestal agroecológico (SAFA) concretizam como espaço de inovação socioprodutiva em estilos de agriculturas. As famílias e os membros dos grupos consolidam o espaço URP como ambiente de relações sociais, troca e construção de saberes agroecológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.