As conexões da cultura, da educomunicação, da cosmovisão afroreferenciada e da agroecologia: saberes, metodologias e práxis
Palavras-chave:
saberes, ancestralidade, decolonial, ciências, humanidadesResumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre os saberes ancestrais, tradicionais, populares, orais e memoriais através de diálogos com alguns teóricos que refletem sobre cultura, educação, comunicação, educomunicação, africanidade e a agroecologia. A revisão bibliográfica possibilita encontrar convergências entre essas ciências, quais as maneiras que se complementam e se completam, como elas podem contribuir com as pautas relacionadas com a construção de uma sociedade com mais justiça, equidade, respeito, igualdade, cuidados com o ser humano e com o meio ambiente. As conexões encontradas mostram a importância dos agentes dessas ciências e desses saberes continuarem seus trabalhos no campo e na cidade, na escola e no trabalho, em casa e nos meios de comunicação, nos grupos e nas ruas, nos jardins e nas florestas, nas empresas e nos quilombos, nos prédios e nos quintais. As relações identificadas apresentam metodologias educomunicativas, afroreferenciadas e agroecológicas que integram e respeitam todas as formas de vidas.
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