Escola do Campo nas periferias das grandes cidades

Autores/as

  • Clayton D R. Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palabras clave:

identidade camponesa, reforma agrária, agroecologia

Resumen

Nunca o campo produziu tanto, nunca o campo produziu para tão poucos. As safras recordes são acompanhadas pela contumaz escassez de alimento e pelo desaparecimento da população rural. Talvez o índice mais contundente deste desaparecimento seja o fechamento de escolas rurais. Números que vão de 80 a 100 mil escolas rurais fechadas nos últimos 20 anos. Significa uma contínua procissão do campo para a cidade, precisamente para as periferias. Tento aqui associar o campo com a periferia das cidades; situar a origem camponesa dos moradores destas precárias franjas urbanas; observar de como a ilusória luz da cidade ofusca suas histórias, a tal ponto de esquecerem de onde vieram e a tal ponto de negarem qualquer referência identitária ao campo. Então proponho refletir como uma escola com características de Escola do Campo poderá difundir outro futuro, não mais em direção aos muros da cidade, mas em retorno ao campo através de uma Reforma Agrária ampla e popular que privilegie a Agroecologia. 

Publicado

2024-11-26