As plantas alimentícias aromáticas e medicinais como estratégia de construção do conhecimento com alunos das séries finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
agroecologia, educação, meio ambiente, segurança alimentar, geografiaResumo
A sociedade perdeu a conexão com o natural, incluindo alimentos ultraprocessados e desvalorizando as propriedades medicinais das plantas. A flora brasileira oferece vasta riqueza, mas alunos do Ensino Fundamental mostram desinteresse em plantas não convencionais. Portanto, estratégias pedagógicas são necessárias para mudar esse cenário. O objetivo do estudo foi estimular educandos a explorar plantas alimentícias não convencionais (PANCs) com abordagem agroecológica, promovendo conhecimento científico e espírito crítico. A experiência foi desenvolvida na Escola José Firmino da Veiga, Paulista-PE. Os alunos participaram de palestras, jogos, e análise de textos para abordar esses temas de maneira agroecológica. A Proposta foi bem-sucedida e as atividades práticas mostraram maior engajamento dos alunos ao explorar "PANCs" e plantas medicinais. A pesquisa concluiu que a integração de saberes científicos e populares enriquecem o aprendizado, dando sentido científico às experiências diárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.