Pluralidade de conhecimentos para além das monoculturas da mente: refletindo ensino da Agroecologia na Geografia

Autores/as

  • Thayane C. Silva
  • Monica Cox B. Pereira

Palabras clave:

educação, monitoria, agricultura familiar camponesa

Resumen

Foi a partir das reflexões que construímos através das experiências no aprendizado da Agroecologia no diálogo entre territórios e universidade que se insere a construção do conhecimento da Agroecologia. É através dessa proposta que a Agroecologia como disciplina é introduzida na grade curricular da Geografia, promovendo a construção do diálogo com uma perspectiva geográfica, de forma a contribuir para romper com o paradigma do sistema hegemônico. Sistema este que acredita que enquanto o sistema do des-envolvimento acontecer, estaremos em progresso. A Agroecologia tem como base a construção do diálogo social e da natureza com o objetivo de desconstruir o paradigma que argumenta que para progredir necessita destruir. As práticas agroecológicas, analisadas pelo olhar geográfico, possibilitam a compreensão da relação afetiva das pessoas com a natureza, comprovando a relação diferenciada entre ser humano e natureza e o respeito com o ciclo da vida no qual os agricultores e agricultoras trabalham.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico