Emergência e configuração dos conhecimentos a partir dos processos de interação social em iniciativas agroecológicas
Palavras-chave:
perspectiva orientada ao ator, etnografiaResumo
Este trabalho tem por intuito compreender e descrever processos de construção do conhecimento a partir de dinâmicas de interação social. Partimos da hipótese de que, por se tratar de uma multiplicidade de atores, com vivências individuais únicas, isso resulta na emergência e configuração heterogênea desses conhecimentos, ainda que dentro de contextos similares. Com esse intuito, optou-se pela vivência etnográfica junto a doze famílias integrantes da Associação Regional de Produtores Agroecológicos da Região Sul (ARPA-SUL), inserida no sudeste do Rio Grande do Sul. Foi possível interpretar a percepção das famílias sobre o meio, bem como compreender a natureza e dimensão dos conhecimentos. Os resultados evidenciam que os conhecimentos emergem e se reconfiguram não somente a partir das relações sociais, mas da relação das famílias com os diferentes espaços, bem como de suas subjetividades; inferência fundamental para a análise dos processos de construção do conhecimento agroecológico.
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