Oficinas agroecológicas: dialogando ambiente e ciência em escolas

Autores

  • Pedro da Costa Cambraia
  • Julietta Bernardo Delor
  • Ana Elisa Silva Manzi
  • Raquel Ceroni Ferreira
  • André Narvaes da Rocha Campos
  • Marine Cirino Grossi Reis

Palavras-chave:

agroecologia, escolas, extensão

Resumo

A presente experiência teve como objetivo a aproximação do meio científico-acadêmico com a comunidade local. Foram utilizadas oficinas agroecológicas como metodologia para se alcançar esse objetivo, as mesmas buscaram conectar problemáticas ambientais reais com questões locais. Com base nessa proposta foram ministradas oficinas em escolas do município de Rio Pomba e Região, envolvendo 13 instituições de ensino. As oficinas utilizaram de metodologias participativas e buscaram contribuir para a construção do conhecimento agroecológico de forma horizontal, buscando contribuir para o distanciamento da ciência, tecnologia e informação. As oficinas foram planejadas e ministradas por professores, estudantes e voluntários do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba em parceria com escolas municipais e estaduais de cinco municípios da região.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico