A “ComVivência” pedagógica como estratégia metodológica na formação de educadores ambientais agroecológicos

Autores

  • Ivolanda Magali Rodrigues da Silva
  • Ana Maria Dantas Soares
  • Mauro Guimarães

Palavras-chave:

multirreferencialidade, formadores, agroecologia, técnico em agropecuária

Resumo

Este estudo, realizado em uma unidade de ensino da rede pública estadual, traz uma análise sobre as potencialidades da proposta da “Comvivência pedagógica” para a formação, neste caso, do curso técnico profissionalizante, com viés agroecológico. Este ambiente formativo (a escola) fica localizado na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Desenvolvido em uma perspectiva crítica e a partir de discussões sobre os conceitos trabalhados na formação de ensino médio técnico, colocamos em prática a ComVivência Pedagógica como estratégia metodológica na formação de educadores ambientais agroecológicos. É uma trajetória de implementação de ambientes formativos, com objetivo de trabalhar uma formação interdisciplinar e contextualizada. E este cenário formador se monta e remonta, em uma perspectiva crítica de possibilidade operativa/reflexiva que foge dos aprisionamentos sistêmicos para caminhar rumo a novas possibilidades de práticas metodológicas.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico