Os desafios da construção do conhecimento agroecológico em uma empresa pública de extensão rural em Pernambuco: a experiência do GEMA-IPA
Palavras-chave:
agroecologia, ATER pública, diálogo de saberesResumo
A extensão rural brasileira acompanha as transformações políticas, socioeconômicas, culturais e ambientais, incorporando ao longo dos anos em sua prática de assistência técnica e extensão rural (ATER), metodologias participativas que promovem o diálogo entre a diversidade dos saberes tradicionais e a prática extensionista na perspectiva agroecológica. O trabalho apresenta a experiência participativa na co-construção do conhecimento agroecológico nas práticas de ATER por um coletivo no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), denominado grupo de estudo, sistematização e metodologia em agroecologia (GEMA). Este grupo vem fomentando práticas e debates sobre a agroecologia na instituição, fortalecendo parcerias com núcleos, redes, universidades, instituições, movimento sociais, além da defesa da inserção das atividades e metodologias na perspectiva agroecológica nos planos institucionais de trabalho, apresentando importantes contribuições e aprendizagens nos processos de ATER.
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