Tenda dos Saberes na Semana Rural 2023 do CTUR-UFRRJ Seropédica
Palavras-chave:
agroecologia, educação, conhecimentoResumo
O diálogo de saberes e a produção de conhecimento em coletivos e grupos, representam grandes desafios e oferecem possibilidades no contexto educacional. Este artigo relata uma atividade de troca de saberes em evento destinado para qualificação de produtores rurais, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior. Apresenta um estudo descritivo da experiência realizada, com foco no processo vivenciado pelos sujeitos. Utilizou-se a observação participante em diálogos com educadores(as), estudantes, corpo técnico e comunidades do campo. Os resultados demonstram que existe espaço na prática acadêmica, científica e universitária para a construção do conhecimento agroecológico a partir da ecologia de saberes. Esse espaço deve ser ocupado. A experiência educativa relatada se apresenta como uma opção, pois é uma prática formativa que favorece a reflexão coletiva, realiza a mediação entre trabalho e educação, além de se apresentar como proposta de fundamentação teórico-metodológica da pedagogia do movimento agroecológico, capaz de oferecer suporte identitário para a agroecologia como ciência, inclusive.
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