Educação do campo e agroecologia: um estudo com egressos do curso de Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica do IFMT – Campus Confresa
Palavras-chave:
agricultura sustentável, integração de saberes, saber popularResumo
O presente trabalho trata-se de um estudo com egressos da primeira turma do curso Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica, ofertado pelo IFMT - Campus Confresa em parceria com a Prelazia de São Félix do Araguaia, por meio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-Araguaia) ofertado entre 2018 e 2020. Objetivou investigar a contribuição e percepção dos mesmos após conclusão do curso. A partir da metodologia qualitativa com características de pesquisa de campo foi utilizado formulário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os concluintes residem em locais nem sempre acessíveis, e em alguns casos de difícil comunicação, e por este motivo, fizeram parte do estudo apenas 12 estudantes dentre 29 concluintes, que relataram satisfação e muito aprendizado durante o curso, principalmente nas práticas relacionadas ao manejo e conservação do solo, além da possibilidade de troca de conhecimento com agricultores, comunidades tradicionais e indígenas que o curso proporcionou.
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