Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Paraná: a importância de cursos contra hegemônicos para os povos do campo, das ilhas e florestas
Palavras-chave:
povos e comunidades tradicionais, educação do campo, formação agroecológicaResumo
Na lógica hegemônica, a educação serve como correia de transmissão dos conhecimentos da revolução verde e tem o papel de formação de mão de obra para as empresas agroindustriais. O presente artigo tem como objetivo apresentar as matrizes pedagógicas contra - hegemônicas dos cursos de Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná, evidenciando a importância desses cursos para os povos do campo, das águas e das florestas. A Licenciatura em Educação do Campo e o Tecnólogo em Agroecologia nascem da contestação dessa lógica, questionando não somente as práticas pedagógicas tecnicistas das escolas agrícolas, mas também as concepções que sustentam esse ensino e servem ao agronegócio. Alguns dos elementos centrais desses cursos são o diálogo de saberes entre o conhecimento científico e a sabedoria dos povos tradicionais, a conexão do ensino com a realidade do campo, as tecnologias sociais, o cultivo agroecológico e a produção de alimentos saudáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.