Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Paraná: a importância de cursos contra hegemônicos para os povos do campo, das ilhas e florestas

Autores

  • Kauane Martins
  • Keila Cássia Santos Araújo Lopes
  • Paulo Rogério Lopes

Palavras-chave:

povos e comunidades tradicionais, educação do campo, formação agroecológica

Resumo

Na lógica hegemônica, a educação serve como correia de transmissão dos conhecimentos da revolução verde e tem o papel de formação de mão de obra para as empresas agroindustriais. O presente artigo tem como objetivo apresentar as matrizes pedagógicas contra - hegemônicas dos cursos de Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná, evidenciando a importância desses cursos para os povos do campo, das águas e das florestas. A Licenciatura em Educação do Campo e o Tecnólogo em Agroecologia nascem da contestação dessa lógica, questionando não somente as práticas pedagógicas tecnicistas das escolas agrícolas, mas também as concepções que sustentam esse ensino e servem ao agronegócio. Alguns dos elementos centrais desses cursos são o diálogo de saberes entre o conhecimento científico e a sabedoria dos povos tradicionais, a conexão do ensino com a realidade do campo, as tecnologias sociais, o cultivo agroecológico e a produção de alimentos saudáveis. 

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Publicado

2024-11-26