O protagonismo juvenil na defesa da Educação do Campo no Estado do Rio de Janeiro: narrativas de discentes do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorf
Palavras-chave:
educação popular, ensino médio, agroecologia, participação juvenilResumo
O presente trabalho é resultado da Atividade de Campo realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e relata as experiências vividas a partir da observação e da escuta de narrativas de vivências educacionais dos estudantes do Curso Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff (CEIA). A análise proposta neste trabalho foi desenvolvida a partir do protagonismo juvenil experimentado na unidade escolar. Este texto tem por objetivo avaliar a Educação do Campo ofertada pelo Estado do Rio de Janeiro no ensino médio público na prática, a partir dos olhares dos estudantes sobre o seu cotidiano escolar. Os resultados evidenciam a luta dos discentes na permanência da Educação do Campo como possibilidade de formação, ainda que frente aos inúmeros desafios impostos pela gestão da Secretaria Estadual de Educação Seeduc – RJ.
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