Metodologias participativas de educação em solos na Escola Municipal CEFFA Flores em Nova Friburgo, RJ: a pedagogia da alternância como estratégia de sensibilização para a transição agroecológica
Palavras-chave:
agroecologia, educação do campo, biologia do solo, educação popularResumo
O município de Nova Friburgo (RJ) possui como característica relevo montanhoso e clima propício à produção de hortaliças e flores. As unidades produtivas familiares empregam tecnologias da agricultura industrial, como fertilizantes sintéticos concentrados e agrotóxicos. Imerso nessa realidade, está o Colégio Municipal Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Flores, escola que tem como estratégia de ensino-aprendizagem a Pedagogia da Alternância, voltada para estudantes filhos de agricultores familiares. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância de conhecer e preservar os organismos da fauna existentes no solo. Foram utilizados métodos participativos relacionados à educação em solos com estudantes do Ensino Fundamental II. Essas metodologias incluíram atividades teóricas e práticas em campo e laboratório, com utilização de método científico a partir das análises de fauna do solo do tipo TSBF e “pitfall”, em duas áreas sob diferentes manejos: agroecológico e convencional. Ao final do projeto, os estudantes fizeram uma cartilha com os principais organismos componentes da fauna do solo encontrados nas áreas avaliadas, que foi publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica da UFRRJ, com apoio da FAPERJ.
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