Práticas educativas de educação ambiental em uma escola de São Luís-MA

Autores

  • Andre Felipe dos Santos Conceição
  • Georgiana Eurides de Carvalho Marques
  • Regina Lucia Muniz Ribeiro
  • Priscilla Maria Ferreira Costa
  • Ana Maria Ferreira Saraiva
  • Keila Rachel Alves Silva

Palavras-chave:

formação, consciência, princípios

Resumo

Tendo em vista os diversos impactos negativos causados pelas atividades antrópicas no meio ambiente, essa pesquisa visa analisar e contribuir para a promoção da educação ambiental em uma escola de São Luís, a fim de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, tendo em vista que no ambiente escolar, a educação ambiental é de extrema importância, pois possibilita aos alunos obterem conhecimento da importância da preservação do meio ambiente. A Política Nacional de Educação Ambiental é regida pela lei n.º 9795, de 27 de abril de 1999. Os conteúdos englobam: conceito, objetivos, princípios, atuação e sua relação com a educação. O percurso metodológico da presente pesquisa se baseia em três etapas: Diagnóstico da escola; Levantamento de dados; Práticas pedagógicas. No diagnóstico foi verificado que a educação ambiental ainda é raramente explorada em sala de aula, inclusive quando é inserida nas disciplinas curriculares. Nas intervenções percebeu-se a interatividade e participação dos discentes. Logo a inserção da educação ambiental em sala de aula é desafiadora, mas com grande importância para formação dos alunos e melhoria da escola.

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Publicado

2024-11-26