Agroecologia como metodologia de educação ambiental nas escolas no/do campo

Autores

  • Murilo Mendonça Oliveira de Souza
  • Ronaldo dos Santos Martins
  • Karisa Katiele Lima Venção
  • Eduardo Bonfim Oliveira

Palavras-chave:

sustentabilidade, educação no/do campo, preservação ambiental, identidades territoriais

Resumo

O ponto central deste trabalho é pensar a relação da Agroecologia como o processo da elaboração e implementação da perspectiva de Educação Ambiental nas escolas brasileiras, em específico no meio rural, bem como, a Agroecologia no contexto do ensino escolar. Através de uma análise bibliográfica crítica, apontando as mazelas do agronegócio como proposta pedagógica nas escolas, bem como seu avanço e impactos sobre as populações do campo que resistem a partir de variadas formas de preservação de saberes e identidades territoriais. Importante tratar desde a formação em Agroecologia nos espaços informais até a institucionalização no ensino básico e superior de forma geral.

Downloads

Publicado

2024-11-26