Pedagogia da alternância: potenciais e desafios para a produção de conhecimentos agroecológicos e a inclusão produtiva na sociobiodiversidade do Cerrado

Autores

  • Marccella Lopes Berte
  • João Batista Beganami
  • Cesar Bruno Favarão

Palavras-chave:

projeto profissional do jovem, educação do campo

Resumo

O estudo analisa o currículo dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem da juventude rural na elaboração do Projeto Profissional do Jovem. Para isso, identifica-se e inter-relaciona diferentes dimensões, como: a sustentabilidade, a sociobiodiversidade e a inclusão produtiva, com a educação do campo. O estudo também está baseado na análise documental de projetos de jovens, na interdisciplinaridade e na revisão sistemática da bibliografia recente, contemporânea à implementação da Base Nacional Curricular Comum.  Conclui-se que essas escolas revelam potenciais de contextualização da educação que favorecem um processo reflexivo sobre segurança alimentar, valorização dos produtos da sociobiodiversidade e da cultura dos territórios onde vivem. A modalidade de formação por alternância, organiza o espaço e o tempo da formação em favor da convivência com a natureza, partindo do concreto e da realidade rural dos sujeitos.

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Publicado

2024-11-26