Pedagogia da alternância: potenciais e desafios para a produção de conhecimentos agroecológicos e a inclusão produtiva na sociobiodiversidade do Cerrado
Palavras-chave:
projeto profissional do jovem, educação do campoResumo
O estudo analisa o currículo dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem da juventude rural na elaboração do Projeto Profissional do Jovem. Para isso, identifica-se e inter-relaciona diferentes dimensões, como: a sustentabilidade, a sociobiodiversidade e a inclusão produtiva, com a educação do campo. O estudo também está baseado na análise documental de projetos de jovens, na interdisciplinaridade e na revisão sistemática da bibliografia recente, contemporânea à implementação da Base Nacional Curricular Comum. Conclui-se que essas escolas revelam potenciais de contextualização da educação que favorecem um processo reflexivo sobre segurança alimentar, valorização dos produtos da sociobiodiversidade e da cultura dos territórios onde vivem. A modalidade de formação por alternância, organiza o espaço e o tempo da formação em favor da convivência com a natureza, partindo do concreto e da realidade rural dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.