A importância de uma escola agrícola para uma educação agroecológica
Palavras-chave:
agroecologia, desenvolvimento rural sustentável, educação do campo, metodologia qualitativa, município de Cabo FrioResumo
O modelo de agricultura convencional tem se mostrado excludente e nocivo ao meio ambiente. Voltado para o processo civilizatório expresso nas bases do desenvolvimento sustentável (necessidades humanas, justiça social e limites ambientais), o objetivo deste trabalho é avaliar a importância de uma escola agrícola no fortalecimento da agroecologia como um modelo viável diante da agricultura industrial dominante. Esse trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa ancorada em anos de docência da autora na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, localizada na zona rural do município Cabo Frio/RJ. A partir de diálogo com a comunidade, busca-se a melhoria das condições de vida dos agricultores da região e pretende-se utilizar os princípios da agroecologia, dentro de uma escola agrícola que cultive uma educação para o uso sustentável do solo, da água e florestas. Como resultado, enfatiza-se o papel fundamental da escola na valorização da agroecologia diante da agricultura dominante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.