Inserção curricular da agroecologia: um diálogo entre as lutas de Lago do Junco/MA e Santa Cruz Cabrália/BA
Palavras-chave:
Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, educação popular, educação do campo, currículoResumo
O presente trabalho, se propõe ao diálogo entre duas experiências ocorridas em dois estados do nordeste brasileiro. Lago do Junco, no Maranhão, e Santa Cruz Cabrália, na Bahia, estão lutando para que haja a inserção curricular da Agroecologia (ICA) nas escolas da rede pública dos municípios. a proposta, a princípio, parte da história de luta do movimento das quebradeiras de coco babaçu e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tais movimentos concebem a agroecologia como instrumento de emancipação e reprodução social. Ao buscar dialogar as referidas experiências e estudar os direcionamentos e influências dos modos de organização e mobilizações dos movimentos sociais do campo para a ICA, este trabalho possibilita também contribuir com o campo de estudos da área da educação em agroecologia e movimentos sociais do campo.
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