A percepção de estudantes de agronomia sobre a disciplina de agroecologia ofertada na grade curricular de uma Universidade Federal na Amazônia Brasileira

Autores

  • Kleber Andolfato de Oliveira
  • Lauanny Cássia Valentim de Souza
  • Conali Silva Azevedo
  • Beatriz Araujo Mendes

Palavras-chave:

educação, formação profissional, agricultura alternativa

Resumo

O texto aborda a importância da educação em agroecologia para estudantes de agronomia no Brasil, especialmente na Amazônia. O ensino da agroecologia possibilita uma formação crítica e transformadora dos futuros agrônomos, que podem promover a transição para sistemas agrícolas mais responsáveis e inovadores. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Acre, no curso de Engenharia Agronômica, sobre a disciplina de Agroecologia. Participaram voluntariamente 25 estudantes que já cursaram a disciplina e responderam a uma entrevista semiestruturada. A disciplina de agroecologia foi avaliada positivamente pelos alunos que reconheceram sua relevância para a formação profissional e pessoal. Demonstraram interesse pelas temáticas abordadas na disciplina, especialmente as relacionadas à prática técnica e ambiental. O processo formativo deve contribuir para esse debate e para a capacitação de profissionais comprometidos com um planeta vivo.

Downloads

Publicado

2024-11-26