Formação de educadores(as) do campo: a experiência do Curso de Especialização em Educação e Agroecologia
Palavras-chave:
educação politécnica, formação de educadoras(es), trabalhoResumo
O trabalho apresenta o Curso de Especialização em Educação e Agroecologia, parceria da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz e da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto/MST, com apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/Fiocruz. O curso - como estratégia para agir diante de cenários adversos relativos ao avanço do capital na educação e na questão ambiental no território do extremo-sul da Bahia - objetivou formar profissionais das escolas do campo, aprofundando-se as bases teórico-metodológicas que fundamentam as práticas de educação e suas relações com o trabalho e a agroecologia. Pautado na Pedagogia da Alternância e nos fundamentos da Educação do Campo, apresentou 4 etapas de Tempo Escola (368h) e 3 etapas de Tempo Comunidade (120h). Desenvolveram-se atividades potencializadoras da práxis, os estudos da realidade e o colocar-se do sujeito histórico no mundo. Formaram-se 42 educadores(as) de 11 escolas do campo.
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