As abordagens multidisciplinares da agroecologia e reflexões sobre metodologias para promover a acessibilidade ambiental e a transição agroecológica - sensibilização ambiental através das artes e suas interfaces
Palavras-chave:
agricultura urbana, pedagogia, meio ambiente, educação diferenciada, ludicidadeResumo
Este relato utilizou a arte como principal ferramenta pedagógica para implementação de novas linguagens e abordagens de educação ambiental em espaços agroecológicos, trazendo a questão da acessibilidade para o foco. Metodologias participativas foram trabalhadas num circuito sensorial na UFRJ, que permitiu explorar outros sentidos do corpo humano, e a experiência da conexão com o ambiente através de uma instalação artística imersiva. O objetivo desta experiência foi sensibilizar as pessoas para as questões de acesso e mobilidade, nas áreas urbanas e rurais. Muito se debate sobre o tema, no entanto,as pessoas com deficiência ainda não ocupam os espaços agroecológicos de maneira proporcionalmente significativa. Com isso, o circuito buscou trazer reflexões e contribuir para a discussão sobre a necessidade real de mudanças, para uma nova abordagem atitudinal, sobre como tornar a Agroecologia mais inclusiva e quais adaptações são necessárias para alcançar mais pessoas e promover a transição agroecológica de uma maneira mais universal, garantindo a segurança e soberania alimentar de todas as pessoas.
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