Entre lugares: a agroecologia no Curso de Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo partindo da hybris do ponto zero

Autores

  • Célia Regina Appio
  • Adolfo Ramos Lamar

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica agrária, teoria decolonial, instituto federal catarinense, pedagogia do campo

Resumo

Este resumo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa em andamento, realizada no curso de Doutorado em Educação, na Universidade Regional de Blumenau/SC (FURB), que visa compreender o lugar da agroecologia no curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo, do Instituto Federal Catarinense (IFC), partindo da Teoria Decolonial, especificamente da Hybris do Ponto Zero. Buscamos identificar, nos documentos oficiais, as concepções de Educação Profissional e Tecnológica e, em particular, a agrícola, bem como o modo como a agroecologia é mencionada/vivenciada no curso. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A partir da pesquisa, identificamos que a agroecologia transita entre vários lugares, como disciplina, junção de diferentes saberes e resistência.  É parte do projeto da FAPESC do “Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação. O giro agroecológico nas universidades catarinenses, UNICAMP e Universidad Nacional de Córdoba”.

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Publicado

2024-11-26